Até parece mentira, mas eu fiz esse bolo de coco sem usar a farinha branca e ficou uma delícia. Estou impressionada com tantas receitas de bolo que não precisa usar a farinha de trigo branca.

Pesquisas mostram que o consumo excessivo de alimentos ricos em farinha de trigo branca podem causar o aumento do colesterol ruim o LDL. Isso só para citar um dos problemas de saúde que a farinha de trigo branca tem causado.

Efeito negativo da farinha branco no organismo

As farinhas são produzidas através do esmagamento dos grãos de cereais, transformando-os em pó fino. Este pó forma a base não apenas de pães e bolos, mas de uma enorme variedade de alimentos processados,

Entre eles os cereais, biscoitos, a massa de pizza e até mesmo os cones dos gelados. Como resultado, os americanos comem em média 10 porções de grãos refinados por dia.

À medida que o apetite pela farinha tem aumentado, tem-se também vindo a comprovar a relação desta com as doenças relacionadas com a alimentação, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Coincidência? Muitos especialistas em nutrição pensam que não. Quando analisam as evidências que relacionam as doenças com as escolhas alimentares, detectam por toda a parte as impressões digitais da farinha de trigo refinada.

A farinha branco engana o cerebro e nos faz sentir desejo de sempre comer mais e mais, é um carboidrato vazio de nutrientes que estimula a produção de açúcar no sangue e nos faz engordar rapidamente.

Portanto se puder evitar esse tipo de farinha, evite, pois não é muito saudável!

Agora que já entendemos os efeitos negativos da farinha sobre o organismo, vamos a nossa receita de bolo sem farinha, uma delicia!

Bolo de coco sem farinha

4 ovos inteiros

1 lata de leite condensado

200 gramas de coco ralado

1 vidro de leite de coco

1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo

Antes de começar a misturar os ingredientes, coloque o coco ralado em um recipiente com o leite de coco para ir hidratando.

No liquidificador coloque os 4 ovos, o leite condensado e bata por uns 3 minutos para sair o cheiro de ovos. Desligue o liquidificador e coloque o coco ralado que você deixou hidratando. Acrescente o fermento e misture tudo.

Unte uma forma com manteiga e leve para assar por uns 40 a 50 minutos, forno a 180 graus.

Para vocês terem uma ideia existem muitos tipos de farinha que podem substituir a farinha de trigo branca.

E que podem ser usadas em muitas receitas, por exemplo: em biscoitos, bolos, e até para empanar alimentos, substituindo a farinha de rosca.

Eu encontrei pelo menos 10 tipos de farinha:


Farinha de amêndoa

Farinha de arroz

Farinha de aveia

Farinha de sorgo

Farinha de chia

Farinha de linhaça

Farinha de quinoa

Farinha de maca peruana

Farinha de grão-de-bico

Farinha de berinjela